quarta-feira, 16 de julho de 2014

Pergaminhos Estranhos



Nas prateleiras dos arcanos, muitos conhecimentos bizarros podem ser encontrados.
Ao usar essa tabela, é importante o mestre criar um nome interessante para seus pergaminhos ( por exemplo,  não diga apenas “ vocês encontraram um Pergaminho de Fórmulas Matemáticas”, mas diga algo do tipo “ O enorme pergaminho que vocês encontraram  é frágil e repleto de fórmulas estranhas; seu título foi escrito em tinta vermelha: Teoremas  de Valgorian” )

Role 1d6 para definir o idioma do pergaminho:
1-3 Idioma Antigo
4-5 Idioma Exótico ( À escolha do mestre; sugestões: draconico, celestial, etc)
6     Idioma Comum

Role  1d10 para definir o tipo de pergaminho:

1-Pergaminho de Fórmulas Matemáticas
Contendo as fórmulas e teorias de um grande estudiosos do passado, esse pergaminho pode valer 1d4x100PO para um sábio com interesse em álgebra e geometria.

2- Texto Apócrifo
Esse antigo pergaminho contem a assinatura de um clérigo obscuro, e fornece uma visão totalmente nova de uma religião. Portar esse texto é considerado heresia (punida com morte) pelos clérigos da religião mencionada; porém seitas rivais podem pagar 100 PO por esse pergaminho.

3- Mapa Bizarro
Esse mapa foi criado por um artista com grande imaginação, pois ele apresenta diversas informações incorretas, como ausência de montanhas, nomes de cidades trocadas e apresenta rios que na verdade não existem!
A critério do mestre, pode ser na verdade um mapa de um local em um plano alternativo.
Pode valer 1d10x10 PO para um colecionador 

4-Fórmula Alquímica
Contém conhecimento alquímico raro, como a fórmula para criar algo poderoso, à escolha do mestre (sugestões: fogo alquímico, pólvora ou até mesmo a pedra filosofal)
Dependendo do conhecimento contido, esse pergaminho pode valer no mínimo 500 PO

5-Conhecimento Botânico
Contém desenhos e descrições de plantas exóticas, muitas delas com propriedades medicinais ou mágicas.
Vale 1d4x100PO

6- Bestiário
Conhecimento sobre um tipo de monstro ( escolha do mestre) com ilustrações e supostos pontos fracos ( se esse conhecimento é verdadeiro ou não, depende do mestre...)
Vale 1d4x100PO

7- Conhecimento Proibido
Contém verdades terríveis sobre as entidades que moram em um plano conhecido como Reino Distante. Ler esse pergaminho exige teste de vontade (DC 20), ou teste de resistência contra magia (com penalidade de -2) para evitar a perda permanente de 2 pontos de sabedoria. ( em Savage Worlds, faça teste de Espírito com penalidade de -2; em caso de falha esse atributo diminui; por exemplo, um personagem com Espírito d8 que falhe nesse teste passaria à ter Espírito d6) 
Esses pergaminhos são muito procurados por certas seitas malignas...

8-Ritual Religioso
Contém instruções e orações para um ritual para uma ocasião específica ( por exemplo, casamentos, funerais, etc), seguindo os preceitos de uma religião (à escolha do mestre)
Vale 50 PO

9- Poesia
Uma bela poesia, de um bardo que foi famoso em outra Era.
Um apreciador pode pagar 2d10x10 PO por esse pergaminho.

10- Conhecimento Bizarro
Esse pergaminho contém conhecimento sobre algo exótico, como: a existência de navios que voam através das estrelas; ou detalhes sobre um lugar repleto de engrenagens ( o Plano da Ordem)
Se o mestre quiser, esse pergaminho pode ser o ponto de partida para novas ( e diferentes!) aventuras. Por exemplo, o pergaminho poderia conter um  pequeno mapa que conduz a um dos navios voadores ou a  um portal para o Plano da Ordem.
O mestre define o valor desse pergaminho, de acordo com a utilidade que ele terá em sua campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário